terça-feira, 30 de setembro de 2008

Cinderela

Porque hoje me lembrei de como era bom ter 14/15 anos...



Ai o amor...!


O polivalente ao final da manhã é um emaranhado de adolescentes que correm, empurram e gritam,na pressa de almoçar e ganharem uns minutos extra para as correrias no pátio. A um canto, quase despercebidos, indiferentes à agitação dos colegas, dois adolescentes conversam e riem às gargalhadas...naquele momento o mundo é aquele sofá, aquela conversa, aquelas gargalhadas, aquela frase -O que seria eu sem ti!



quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pais e filhos

(retirada da net)

Final da manhã. Saco de compras numa mão, procurava com a outra, no imenso universo de coisas que trago na minha carteira, a chave do carro, quando ouço atrás de mim uma voz de criança - Mas isto queima! Queima! e uma voz feminina adulta confirma - Pois queima! Isto queima, estás a ver!! Viro-me e a cena de filme que vejo é a seguinte:duas mulheres, de trinta e poucos anos, com um menino de 3/4 anos. Uma delas a tentar colocar o cigarro nos lábios do miúdo!! Fiquei paralisada a vê-las afastarem-se tranquilamente! Desconheço o contexto da cena que presenciei, mas se pretendia ser uma lição sobre os malefícios do tabaco, duvido da sua eficácia. A mim pareceu-me de alguma violência, a cara do miúdo era de medo, pois se o cigarro queimava e queriam colocar-lho na boca! Como outro caso que conheço pessoalmente. A criança tinha 3 anos e alguma resistência em comer, pelo que a hora das refeições era assim para o barulhento...eram os berros da criança e os gritos da mãe...solução? Coloca-se a criança na sua cadeira alta e esta na sala de jantar - Enquanto não comeres e acabares de berrar não sais daí!! e fecha-se a porta!
Et voilá! Assim se educa! Nem comento!



terça-feira, 23 de setembro de 2008

Inconstâncias

(Imagem retirada da net)

Continuam a espantar-me as pessoas que mudam de decisões ao sabor do vento e do momento! E não me refiro a decisões banais, mas sim àquelas decisões que nos colocam numa encruzilhada, se seguirmos pela esquerda, a nossa vida será de uma maneira, se tomarmos o caminho da direita será o oposto. Tenho constatado que algumas pessoas mudam com uma extraordinária facilidade de caminho...ora vão pelo da esquerda ora rumam ao da direita...parece que saem destas mudanças incólumes...quem com elas se cruza é que tem de saber gerir o que elas vão deixando para trás!

Tenho para mim que a única constante das suas vidas é a sua inconstância!



quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Errata


Por engano meu, indiquei o autor errado do poema que postei anteriormente! Uma boa amiga teve a amabilidade de me alertar, obrigada! Já confirmei o autor!



Quando eu nasci...


Quando eu nasci,
Ficou tudo como estava,
Nem homens cortaram veias,
Nem o sol escureceu,
Nem houve estrelas a mais...
Somente,
Esquecida das dores,
A minha Mãe sorriu e agradeceu...

Quando eu nasci,
Não houve nada de novo
Senão eu.

As nuvens não se espantaram,
Não enlouqueceu ninguém...

P'ra que o dia fosse enorme,
Bastava
Toda a ternura que olhava
Nos olhos de minha Mãe...


Sebastião da Gama





Terapias alternativas!




Quando as coisas menos boas parecem querer tomar conta de nós, o melhor é fazer-lhes frente e ocuparmo-nos com trabalhos que requerem minúcia...no final, o resultado até é bonito e na nossa mente o que realmente importa volta a ocupar lugar de destaque! (É uma óptima terapia!!)



quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Irritações e distracções!!!!

Como qualquer pessoa que se preocupa minimamente com o ambiente, uso um daqueles sacos verdes dos hipermercados. Até é bem prático, as compras vão ali todas arrumadinhas e nada daquela confusão de sacos e mais sacos ao tirar as compras do carro! O que não é nada 'prático' é ter de explicar quase sempre à menina da caixa que não preciso de sacos porque uso um saco verde! Se ela vê o dito saco na minha mão, por que é que insiste em colocar-me cada produto em seu saco!? Mas o mais irritante é quando dizem: -Ah, tá bem! Mas coloque os sacos dentro desse saco! Mas o objectivo não é diminuir o uso de sacos???!!! Devem ganhar à comissão...quantos mais sacos o cliente levar melhor!!!! Haja paciência!


Andava há um bom par de dias com o depósito do carro na reserva. Como o dito cujo não se move a ar, hoje lá fui encher o depósito. Chego à bomba, encho o depósito, coloco a pistola no respectivo lugar, entro no carro, fecho a porta e levo a mão ao sítio onde é suposto estar a chave, na ignição, não é?! Não há chave, onde é que ela está?! Pendurada na portinhola do depósito!!! E só ainda estamos em Setembro...!!!



terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ramon Hasman

Pois é, Vaandando, eu também gostei muito da simplicidade destes versos e, por isso, os anotei quando os li. Já não me lembro onde os li, mas também não conheço mais de Ramon Hasman a não ser este texto. Caso descubra algo sobre este poeta, agradeço a partilha!
Boa semana!



Desculpas...

Conhecemos as pessoas, convivemos com elas diariamente, com algumas até intimamente. Revelamos-lhes projectos de vida, despimo-nos do sentimento de ridículo que, por vezes, nos invade. Deixamos de lado as máscaras, ainda que ténues, que todos vamos usando para nos preservar. Julgámos conhecê-las…até ao dia em que descobrimos nelas atitudes de que as imaginávamos incapazes…atitudes que mereceram a sua crítica. Depois do choque inicial, vamos tentando encontrar justificações para aquelas atitudes. Procuramos desculpas, talvez porque admitir que, pessoas que nos eram/são tão queridas tenham tais atitudes, seja como admitir que nós próprios falhámos. Talvez assim seja mais fácil lidar com a desilusão…



sexta-feira, 5 de setembro de 2008



Sou um pouco de todos que conheci,

Um pouco dos lugares que fui,
Um pouco das saudades que deixei,
Sou muito das coisas que gostei.
Entre umas e outras errei,
Entre muitas e outras conquistei.

Ramon Hasman



quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Do 'cantinho' da mana...

Não desejo um presente qualquer,
Desejo somente aquilo que a maioria não tem.
Desejo tempo, para me divertir e sorrir,
Desejo tempo, para que os obstáculos sejam superados,
E muitos sucessos comemorados.
Desejo tempo, para planear e realizar,
Não só para mim, mas também para os outros.
Desejo tempo, para não ter pressa e correr,
Desejo tempo para me encontrar,
Desejo tempo, não só para passar ou vê-lo no relógio,
Desejo tempo, para que fique;
Tempo para me encontrar e tempo para confiar em alguém.
Desejo tempo para tocar as estrelas,
E tempo para crescer e amadurecer.
Desejo tempo para aprender e acertar,
Tempo para recomeçar, se fracassar...
Desejo tempo também para voltar atrás e perdoar.
Desejo tempo, para ter novas esperanças e voltar a amar...
Não faz mais sentido protelar.
Desejo tempo para ser feliz.
Para viver cada dia, cada hora como um presente.
Desejo tempo, tempo para a vida.
Desejo tempo. Tempo. Muito tempo!...