quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pais e filhos

(retirada da net)

Final da manhã. Saco de compras numa mão, procurava com a outra, no imenso universo de coisas que trago na minha carteira, a chave do carro, quando ouço atrás de mim uma voz de criança - Mas isto queima! Queima! e uma voz feminina adulta confirma - Pois queima! Isto queima, estás a ver!! Viro-me e a cena de filme que vejo é a seguinte:duas mulheres, de trinta e poucos anos, com um menino de 3/4 anos. Uma delas a tentar colocar o cigarro nos lábios do miúdo!! Fiquei paralisada a vê-las afastarem-se tranquilamente! Desconheço o contexto da cena que presenciei, mas se pretendia ser uma lição sobre os malefícios do tabaco, duvido da sua eficácia. A mim pareceu-me de alguma violência, a cara do miúdo era de medo, pois se o cigarro queimava e queriam colocar-lho na boca! Como outro caso que conheço pessoalmente. A criança tinha 3 anos e alguma resistência em comer, pelo que a hora das refeições era assim para o barulhento...eram os berros da criança e os gritos da mãe...solução? Coloca-se a criança na sua cadeira alta e esta na sala de jantar - Enquanto não comeres e acabares de berrar não sais daí!! e fecha-se a porta!
Et voilá! Assim se educa! Nem comento!



Um comentário:

Anônimo disse...

Educar dá trabalho que, por vezes, não nos dispomos a ter. Um "sim" é sempre mais fácil do que um "não", não é?

Beijos